terça-feira, 19 de maio de 2009

Cia. realiza produção local para grupo de Buenos Aires!


Não é de hoje a parceria entre a Téspis Cia. de Teatro e a Periplo Compañia Teatral de Buenos Aires - Argentina. Logo após um primeiro contato em 1997, sempre houve interesse em nossa parte no trabalho deste grupo que desenvolve um intenso programa pedagógico e artístico de formação e criação de espetáculos.

Mais concretamente, a Téspis esteve em Buenos Aires realizando um estágio no El Astrolábio Teatro que teve como eixo principal o ator como centro do processo criativo e que resultou na montagem do espetáculo Bodas... (um ato cotidiano), com o qual a Cia realizou diversas temporadas e excursionou pela Venezuela, Chile, Paraguai e Patagônia Argentina.

No período de 2001/2004 a Periplo foi curadora da Mostra Internacional de Teatro de Grupo de Itajaí e colaborou muitíssimo na realização deste evento que foi um marco na história do teatro de Santa Catarina, trazendo pela primeira vez para o estado grupos como LUME (SP), Etcetera e Tal (RJ) e Oigalê (RS). Trouxe também grupos de diversos países, entre eles República Tcheca, Itália e Espanha.

E, no mês de maio, a Téspis aproveita a vinda ao país do grupo argentino para a Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, promovida pela Cooperativa Paulista de Teatro, para trazer, com o apoio do SESC, o espetáculo "La Conspiración de Los Objetos" para Joinville e Itajaí.

Em La Conspiración de los Objetos, o grupo faz uma experiência com um “concerto teatral” em que três personagens agem a partir de partituras musicais escritas anteriormente e que irão determinar o que está para acontecer.

Três personagens em cena têm que evocar fragmentos selecionados de uma obra que parece eterna. Inconscientes de ser ratos de experimento, interpretarão na primeira leitura, situações músico-cênicas que os projetarão como seres do século XXI. Perpassados por circunstâncias, heranças, crenças e construções que direcionam o comportamento, operam dentro dos limites de uma realidade já arquitetada, escrita.

Um tipo de espelho roto, de reflexo distorcido, de imagem translúcida. Autópsia do homem atual, La Conspiración de Los Objetos questiona um mundo que só necessita indivíduos funcionais. O espetáculo estreou em Buenos Aires e já foi apresentado na Espanha, Dinamarca e Itália.

Além do apoio do SESC em ambas as cidades, também recebemos apoio da Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Cultural de Joinville e AJOTE. No Paraná a Periplo também se apresenta na cidade de Curitiba, com produção local da Alameda Cia. Teatral.


Serviço:
Em Curitiba
Workshop, dia 24/05 (das 15h as 17h)
Espetáculo, dia 25/05 (20h)
Teatro Odelair Rodrigues

Em Joinville
Workshop, dia 26/05 (das 18h30 as 22h30)
Espetáculo, dia 27/05 (20h)
Galpão de Teatro da AJOTE - Antártica

Em Itajaí
Workshop, dia 28/05 (das 19h30 as 21h30)
na unidade do SESC
Espetáculo, dia 29/05 (20h30)
Teatro Municipal

Nenhum comentário: