sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SESC promove Festival Folia das Falas entre os dias 26 e 31 de agosto


Evento visa fomentar a literatura nas suas mais diferentes formas e espaços de Itajaí/SC. 

A segunda edição de um dos maiores eventos literários da região inicia neste domingo (26), em Itajaí. O Festival Folia das Falas traz neste ano a poesia nas suas mais diferentes formas e suportes, ao alcance de todos, através de espetáculos teatrais, contação de histórias, saraus literários, shows musicais; com jazz e música popular brasileira. Os locais variam entre Teatro Municipal, Escolas Públicas, Rua Hercílio Luz e Hotel Marambaia Cabeçudas. A programação é inteiramente gratuita e segue até o dia 31 de agosto. 
Organizado pelo Setor de Cultura do Serviço Social do Comércio (SESC), de Itajaí, o evento visa possibilitar a discussão e reflexão pela estética da palavra. Tanto, que o destaque da programação de seis dias, é protagonizado pela poesia. Mas é claro, de um jeito diferente. Neste evento a poesia aparece nos palcos e nas ruas, por meio de encenações, na música, nas vozes de músicos como Alegre Corrêa, Guinha Ramires, Daniel Lucena, Volnei Varaschin e Arnou de Melo. E ela estará presente até nos causos mais divertidos de um homem do mar. E é claro, nas vozes de quem mais entende de poesia, dos poetas Celso de Alencar, Péricles Prade e Rodrigo de Haro. 
O Festival Folia das Falas já inicia neste domingo (26), com os “Causos de Seu Valti”. Entre as redes de pesca deste homem do mar, o público ouve contos divertidos, alguns reais, outros nem tanto, que falam sobre a experiência vivida em alto mar. A conversa vai acontecer na casa do Seu Valti, no bairro São João, às 19 horas. A programação segue com espetáculo no Teatro Municipal, Espetáculos de Rua, peça internacional, saraus e apresentações musicais deixando a cidade tomada pela arte.

Confira a programação completa: 

26/08 – Causos de seu Valti 
Local: Casa de seu Valti - Rua Stringari S/N - Bairro São João 
Horário: 19h 
Sinopse: A contação de histórias resgata causos e contos de um pescador. Entre as redes de pesca deste homem do mar, mais conhecido como seu Valti, o público ouve contos divertidos que falam sobre a experiência vivida ou criada por ele. 

27/08 –  “Evocações” 
Local: Teatro Municipal de Itajaí 
Horário: 20h30 
Sinopse: Tendo como base a obra em prosa poética Evocações, de Cruz e Sousa, o espetáculo é uma criação conjunta da Périplo Cia Teatral e da atriz Luiza Lorenz, com direção de Andrea Ojeda. Pontuado com trechos da biografia do poeta, três textos em prosa são encenados, utilizando diversos recursos cenográficos e de atuação que valorizam e dão ao texto um outro patamar de leitura, valorizando e redescobrindo a obra através da atuação e da encenação. 

28/08 – “Entre a Rosa e a Espada” 
Local: Teatro Municipal de Itajaí 
Horários: 15h e 20h30 
Sinopse: Na cozinha e na sala de uma casa aconchegante duas mulheres aguardam o público para contar algumas de suas histórias prediletas. Entre uma história e outra, em meio a cheiros e bordados, elas recordam momentos importantes de suas vidas, expõem seus afetos, tecem laços. Os leões, unicórnios, reis e princesas presentes nos contos fazem parte do universo fantástico de Marina Colasanti. Entre a Espada e a Rosa, Entre o Leão e o Unicórnio e Longe Como o meu Querer - os contos preferidos delas são repletos de símbolos que revelam algo de essencial presente em cada mulher. 

 29/08 – Espetáculo Internacional “La Conspiración de Los Objetos” Cia Periplo (Argentina)
 Local: Teatro Municipal de Itajaí 
Horário: 20h30 
Sinopse: São três os que têm que evocar fragmentos selecionados de uma obra que parece eterna. Inconscientes de serem ratos de experiência interpretarão, numa leitura à primeira vista, situações cênicas musicais, que os projetarão como seres do século XXI. Sem o mundo sonhado e atravessados por circunstâncias, heranças, crenças e construções que direcionam o comportamento, operam dentro de limites de uma realidade já revelada, escrita. Uma sorte de espelho quebrado, de reflexo distorcido, de imagem alterada. Autópsia do homenzinho atual, a Conspiração dos objetos nos lança a um mundo que necessita somente de indivíduos funcionais. Sobre o espetáculo: La Conspiracion de los Objetos estreou em 09 de agosto de 2008 em Buenos Aires, Argentina, e realizou uma temporada em El Astrolabio Teatro. Participou do Festival de Teatro de la Ciudad de Buenos Aires na mostra “Escenario Porteño”, do “Encuentro Com Viento y Marea” em 2008; de “La IV Muestra Iberoamericana de Teatro de Grupo de São Paulo” e apresentou-se no Teatro Municipal de Itajaí, no Galpão Cine Horto em Belo Horizonte, em Joinville, Sertãozinho e Curitiba em 2009. Apresentou-se ainda em diversos festivais na Espanha e Dinamarca. 

30/08 – “Lili reinventa Quintana” 
Local: Teatro Municipal de Itajaí 
Horário: 14h  e 16h30
Sinopse: “Lili reinventa Quintana” é uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana. Era uma vez uma menina chamada Lili... que sonha... perdida entre caixas, livros, fragmentos de histórias. Então é necessário encontrar o que fazer e a chave para sair deste lugar. Uma viagem por mundos construídos através das palavras, histórias e poemas de Quintana. 

30/08 – “O sonho de Natanael” 
Local: Colégio Estadual Dep. Nilton Kucker 
Como chega: Rua Alfredo Trompowski, 506 - Vila Operaria Itajaí – SC. 
Horário: 15h30 
Sinopse: O Sonho de Natanael conta a história de um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente em ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois contadores, que usam objetos para ilustrar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas toda ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, toadas, e muitas brincadeiras que fazem parte do imaginário coletivo. 

30/08 – A letra na música de Daniel Lucena participação de Volnei Varaschin 
Local: Hotel Marambaia Cabeçudas 
Horário: 20h30 
Sinopse: O músico Daniel Lucena vai além de suas composições, mostra o lado poético de suas letras. Canções estas, que marcam a cena da música catarinense. E para o sarau musical entrar em outro embalo, o público é convidado a apreciar a boa música popular brasileira com o também compositor Volnei Varaschin. 

31/08 – “Amor por Anexins”  
Local: Rua Hercílio Luz em frente ao Museu Histórico de Itajaí 
Horário: 18h 
Sinopse: Três atores, com figurinos de época e pernas-de-pau contam a história do velho asqueroso solteirão Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês através de anexins (ditados populares e provérbios). Desiludida com o ex-noivo, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, ela resolve enfrentar o velho rabugento também por conta do dinheiro. Para que Isaías ganhe a mão de Inês, ele é desafiado a não falar Anexins durante meia hora. A história é costurada pelo mestre de pista, papel criado para abrir e fechar a peça, fazer a sonoplastia e a contra regragem cênica. 

31/08 – Poesia e Jazz 
Poetas convidados: Celso de Alencar, Péricles Prade e Rodrigo de Haro. 
Músicos convidados: Arnou de Melo, Daniel Montero, Willian Goe, Tatu, Alegre Corrêas, Guinha Ramires e Serginho do Trombone e Evandro Hasse 
Local: Hotel Marambaia Cabeçudas 
Horário: 20h30 
Sinopse: O elenco de 11 artistas selecionados a dedo traz para Itajaí, a junção da poesia e da música em alto estilo. Não basta falar de música de qualidade, esse grupo faz e interpreta o que há de melhor na cena musical. Seria como uma junção daqueles antigos boêmios, que hoje formam a história dos movimentos mais importantes da música brasileira. “Poesia e Jazz” traz um álbum refinado e além de poético.

Nenhum comentário: