segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Téspis Cia de Teatro integra o primeiro circuito do Projeto Repertório SESC SC - 2012

A Téspis Cia. de Teatro faz as malas e põe o pé na estrada nesse mês de novembro rumo ao norte do Estado de Santa Catarina. Três cidades (Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul), terão a possibilidade de assistir três espetáculos do repertório do grupo itajaiense através do Projeto Repertório SESC SC- 2012 – Circuito 1. 

Este projeto visa levar espetáculos teatrais de companhias com linguagens variadas para vários municípios de Santa Catarina, sendo que cada grupo apresenta três peças de seu repertório em cada cidade, além de ministrar oficinas. A programação é gratuita e tem o objetivo de promover a circulação e o intercâmbio de grupos, fomentando a produção das artes cênicas no estado. 

Com dezenove anos de história na produção teatral catarinense, a Téspis Cia. de Teatro já levou seus espetáculos para várias regiões do Brasil chegando a se apresentar em outros países da América do Sul e Europa. Na elaboração de seus espetáculos a companhia prima pela pesquisa de linguagens e o desenvolvimento do trabalho do ator como centro do processo criativo. Além disso, nos seus últimos trabalhos o grupo tem apostado em uma dramaturgia própria (através dos textos de Max Reinert), o que possibilita o aprofundamento em um trabalho mais autoral. 

 Nesta turnê, a Téspis traz para o público, três opções distintas de peças: 


Lili reinventa Quintana 

Espetáculo para crianças que foi criado no ano de 2006 em homenagem ao centenário de Mario Quintana. Através dos poemas do poeta gaúcho, Lili desbrava um mundo de sonhos cheios de histórias e sensações. Nesse lugar a poesia e os jogos lúdicos são elementos para concretizar sua fantasia. 




A Ingênua

Espetáculo para adultos que narra o drama cômico de uma atriz decadente que se apresenta para mais um de seus testes. Livremente inspirado no texto “El Despojamiento” da dramaturga argentina Griselda Gambaro, o espetáculo estreou em 2009 e traz em pauta assuntos pertinentes ao universo feminino, como realização profissional e relação afetiva. 





Meteoros

Espetáculo destinado ao público adulto, estreou nesse ano de 2012, dando continuidade ao trabalho da companhia no que diz respeito à pesquisa de linguagens, aprofundamento do trabalho do ator e dramaturgia própria. A peça expõe os conflitos vividos por dois atores em cena. Uma mulher que interpreta uma atriz à beira da constatação do que seria real ou ficcional no ato de realizar o seu último papel e um homem psicologicamente perturbado com os seus desejos; um serial killer em busca do coração perfeito. Essas duas personagens repetem um discurso dado por outros. Duas pessoas que são portadoras de um ofício terrível. Morrer e matar. Matar ou morrer. 

Max Reinert assina a direção dos três espetáculos e as atuações são de Denise da Luz e Jônata Gonçalves

Além das apresentações, será oferecido para o público interessado, a oficina “Dramaturgia – da tradição à voz própria”, ministrada por Reinert. Nessa oportunidade será trabalhado com os participantes o estímulo para encontrar uma maneira própria para a escrita teatral; a partir da análise das diferenças entre dramaturgia clássica e contemporânea. Além disso, serão discutidas as distintas possibilidades e estratégias utilizadas na construção dramaturgica contemporânea. 

Serviço: 
As apresentações da Cia. acontecem nas seguintes cidades e datas:

Joinville, no Teatro do SESC
12/11 - Lili reinventa Quintana, às 16h
13/11 - A Ingênua, às 20h
14/11 - Meteoros, às 20h
15/11 - Oficina, das 8h as 12h e das 13h30 as 17h30

Jaraguá do Sul, no Teatro do SESC
17/11 - Lili reinventa Quintana, às 19h
18/11 - A Ingênua, às 19h
19/11 - Meteoros, às 20h
20/11 - Oficina, das 09h as 12h e das 14h as 19h

São Bento do Sul, no Centro Cultural Cine Brasil
22/11 - Lili reinventa Quintana, às 20h
23/11 - Meteoros, às 20h
24/11 - A Ingênua, às 20h
25/11 - Oficina, das 09h as 12h e das 13h as 18h, no SESC

*Mais Informações sobre as apresentações, oficinas e o projeto podem ser obtidas nas unidades do SESC das respectivas cidades.

Nenhum comentário: