segunda-feira, 10 de junho de 2013

Téspis Cia. de Teatro acelera os preparativos para comemoração dos 20 anos


A Cia. de teatro de Itajaí, que completará vinte anos de sua fundação em dezembro de 2013, já inicia suas comemorações. Além da estreia próxima do seu espetáculo para crianças, uma turnê pelo Estado de Santa Catarina e outras viagens, o grupo prepara outras novidades para o seu público de Itajaí e região. Com o apoio do SESC Itajaí e o patrocínio da Brasfrigo S/A, possibilitado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundação Cultural de Itajaí, a Téspis organizará uma Mostra de Teatro no mês de novembro em comemoração ao seu aniversário.
Sempre preocupada em apresentar o melhor da cena teatral para o seu público, a Téspis Cia. de Teatro promete uma intensa e diversificada programação. Além de oficinas, debates e outras atividades para o público interessado, a mostra será composta por espetáculos da Téspis e convidados nacionais e internacionais. Uma grande exposição com fotos da trajetória da Cia. será montada, assim como o lançamento de uma revista idealizada pela Cia. e um livro com textos de Max Reinert, integrante e co-fundador da Téspis. Artistas, estudantes de teatro e afins, além do público em geral poderão desfrutar gratuitamente de uma semana repleta de cultura que acontecerá na Casa da Cultura Dide Brandão e no Teatro Municipal de Itajaí.
Fundada em 1993 na cidade de Itajaí, a Téspis iniciou sua trajetória com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar o seu conhecimento em montagens de espetáculos. Obras de arte que dialoguem com o público, levantem questionamentos e provoquem a reflexão sobre temas contemporâneos da nossa sociedade. Também já realizou uma série de trabalhos institucionais e dirigiu produções para outros grupos teatrais e musicais. Em seus vinte anos de história, o grupo itajaiense acumulou inúmeras turnês e participações em festivais de teatro por todo o Brasil. Além disso, a Téspis já apresentou seus espetáculos em outros países, como: Portugal, Venezuela, Chile, Paraguai e Argentina. A Cia. produziu peças que reuniram indicações e premiações nas categorias: melhor direção, espetáculo, ator/atriz, iluminação, cenário e figurino.
Atualmente composta pelo ator, diretor e dramaturgo Max Reinert; a atriz e diretora Denise da Luz e o ator e jornalista Jônata Gonçalves, o grupo mantém seu repertório apresentando os espetáculos Meteoros, Pequeno Inventário de Impropriedades, A Ingênua e Lili reinventa Quintana. Além disso, ministra cursos e oficinas em Itajaí, Florianópolis e outras regiões.

Nenhum comentário: