sábado, 20 de junho de 2015

Documentário registra projeto socioambiental em Itajaí

Foto: Denise da Luz

ITAJAÍ (SC) – O assunto sustentabilidade é pauta em todos os cantos do mundo. Atualmente a preocupação com o meio ambiente é fundamental e deve fazer parte das atividades diárias de cada ser humano. Inserir as crianças cada vez mais cedo nesta realidade é um dos objetivos do projeto Reciclando com Arte, da Téspis Cia de Teatro. Desde o início de abril deste ano, 8.995 alunos e 144 professores já participaram das oficinas e prestigiaram as apresentações do espetáculo Cabeça de Papel, produzido com bonecos feitos de sucata e que aborda de uma forma lúdica a relevância da reciclagem. O trabalho será finalizado em outubro, mas deve ser eternizado em uma produção documental em vídeo que será entregue às escolas participantes, aos parceiros do projeto, além da Biblioteca Pública e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O documentário "Uma Câmera na Mão e Papel na Cabeça" pretende conscientizar adultos e crianças sobre a importância do papel da cultura e teatro em questões ambientais como a reciclagem. Uma equipe formada pelo ator Jônata Gonçalves, e pelas produtoras de audiovisual Priscilla Paese do Amaral e Tamara Reinert está captando imagens e entrevistas com alunos, professores e funcionários das escolas para expor os reflexos sociais gerados pelo espetáculo Cabeça de Papel. “Buscamos mostrar um pouco dos frutos advindos do projeto Reciclando com Arte, apresentando como essa intervenção cultural pode ser positiva e transformadora”, explica Priscilla.

A intenção é registrar o projeto em vídeo para que futuramente as escolas possam dar sequência aos ensinamentos passados pela Téspis. “Gostaríamos que o documentário servisse como base para que os professores continuem trabalhando este assunto em sala de aula, pois novas turmas virão e precisam aprender os conceitos básicos de reciclagem”, afirma Jônata, que é coordenador do documentário. De acordo com a coordenadora do Reciclando com Arte, Denise da Luz, o material é um registo sobre o impacto que o projeto está causando nas escolas onde tem passado. “A ideia é mostrar como a arte pode servir como instrumento para discutir outros assuntos e despertar novos olhares sobre algo que aparentemente já se conhece, e claro, a partir desta experiência, gerar novos debates e incentivar outras iniciativas no mesmo sentido”, finaliza Denise. A equipe pensa ainda em inscrever a produção em possíveis concursos culturais e exibir em festivais para que o máximo de pessoas tenha acesso ao conteúdo do projeto Reciclando com Arte.

Sobre o projeto
O projeto Reciclando com Arte foi um dos cinco selecionados em Santa Catarina para receber patrocínio da Petrobras, por meio da seleção pública Comunidades 2014, que contou com 297 projetos inscritos nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao final do processo, 57 projetos foram contemplados, incluindo o da Téspis, cuja proposta se enquadrou nas linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto também conta com apoio do Sesc Itajaí e parceria da Secretaria de Educação.

Foto: Denise da Luz


Programação de Junho/Julho
Dia 22 (segunda-feira) – 10h e 14h
- E. B. Ariribá - Rua Suécia, 570, Praia Brava.

Dia 23/6 (terça-feira) - 10h e 14h
- E. B. Avelino Werner - Rua: Santo Antônio , 320 – São Judas

Dia 24/6 (quarta-feira) – 10h e 14h
- E. B. Profª Edy Vieira W. Rothbarth - Rua: BR 101, KM 115 – Salseiros

Dia 25/6 (quinta-feira) – 10h e 14h
- E. B. João Duarte - Rua: Ernesto Kobarg, 372 – São João

Dia 29/6 (segunda-feira) – 10h e 14h
- E. B. João Paulo II - Rua: Selso Duarte Moreira – Cordeiros

Dia 30/6 (terça-feira) – 10h e 14h
- E. B. José Medeiros Vieira - Rua: Saul Shead dos Santos – São Vicente

Dia 1/7 (quarta-feira) – 10h e 14h
- E. B. Mansueto Trés - Rua: Porto União, 155 – São Vicente

Dia 2/7 (quinta-feira) – 10h e 14h
- E. B. Yolanda Ardigó - Rua: Bráulio Werner – 164 – Praia Brava

Dia 7/7 (terça-feira) – 10h e 14h
- E. B. Elias Adaime - Rua das Hortências, 278 – Cidade Nova

Oficina de Bonecos de Sucata para Professores:
Dia 19/6 (sexta-feira) - Das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Secretaria de Educação
Público alvo: Educação Infantil (professores de Educação Física)

Informações para a imprensa – Oficina das palavras
Slain Franco – litoral3@grupooodp.com.br - (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265

Foto: Denise da Luz

Nenhum comentário: