domingo, 20 de setembro de 2015

Téspis Cia de Teatro estreia peça com apresentações gratuitas em vários bairros de Itajaí

Foto: Julian Cechinel
Perto de completar 22 anos de atividades e com 18 montagens na carreira, a Téspis Cia de Teatro embarca em nova experiência teatral ao estrear o espetáculo “Tomara que não chova ou a história do homem que se transformou em cachorro”.

A peça, que fará parte da programação do Aldeia Palco Giratório do Sesc Itajaí, com apresentação gratuita no Teatro Municipal, terá uma temporada de estreia em espaços alternativos como escolas, centros de convivência de idosos e instituições da cidade. Serão 10 apresentações, de 28 de setembro a 7 de outubro. Com este trabalho, o grupo mantém seis espetáculos em repertório, sendo os outros: “Pequeno Inventário de Impropriedades”; “Meteoros”; “Um, dois, três: Alice!”, “Esse Corpo Meu?” e “Cabeça de Papel”.

Foto: Julian Cechinel

Com a montagem deste espetáculo, a Téspis decidiu sair do palco italiano para se aventurar no formato de espaço cênico alternativo, utilizando-se de um corredor ou passarela ao meio onde é realizada a ação cênica, com o público sentado nos dois lados. “Tomara que não chova!” dá continuidade à pesquisa de linguagem contemporânea na qual a companhia vem investindo nos últimos trabalhos, abordando temas polêmicos, mas sempre com doses de humor e ironia. Mais uma vez, experimenta uma linguagem com utilização de recursos tecnológicos como imagens, projeções e sons (ambientação sonora). "Esse tipo de espetáculo atrai, entre outros, o público jovem, que está acostumado a uma rotina mais dinâmica devido à influência dos aparelhos eletrônicos que invadiram a vida moderna; com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. A gente tem conseguido dialogar com este público porque tem dado mais ênfase ao acontecimento do que à história contada com início, meio e fim”, comenta o dramaturgo e diretor do espetáculo, Max Reinert.

Com atuação de Denise da Luz e Jônata Gonçalves, a peça fala de um homem, desempregado há muito tempo, que encontra como única oportunidade de trabalho tornar-se “cachorro do vigia noturno”. Ciente de suas necessidades e convicto de não ceder às pressões que a nova profissão apresenta, o homem aceita o trabalho. Mas a chuva o obriga a se sujeitar a condições degradantes. Quanto tempo é necessário para que ele se acostume com essa nova condição? E, depois que ele adquira esse hábito, será possível voltar a ser homem?

Foto: Julian Cechinel
Tomara que não chova ou a história do homem que se transformou em cachorro” utiliza poucos elementos de cenário, fazendo uso basicamente de uma estrutura de canos de PVC e spots de iluminação fria. A projeção de imagens contribui na concepção final da peça que conta ainda com trabalho artístico de Mauro Caelum, escultor responsável por parte dos adereços de cena. A trilha sonora é um capítulo à parte. É a quinta parceria da Téspis com Hedra Rockenbach, musicista que atua na concepção do projeto, desde o começo do processo criativo. Este espetáculo foi garantido pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com patrocínio total da Brasfrigo, além de contar com apoio do Sesc Itajaí.


Ficha técnica
Dramaturgia e Encenação: Max Reinert
Atuação: Denise da Luz e Jônata Gonçalves
Ambientação Sonora: Hedra Rockenbach
Figurinos: Denise da Luz
Costuras: Lélia Machado de Melo
Máscaras e escultura: Mauro Caelum
Cenotecnia: Cidval Batista Jr.
Fotos: Julian Cechinel
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Produção: Téspis Cia de Teatro
Projeto selecionado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura 2014, através da Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura de Itajaí
Patrocínio: Brasfrigo S. A.
Apoio: Sesc Itajaí

Foto: Julian Cechinel

Agenda de apresentações
“Tomara que não chova ou a incrível história do homem que se transformou no cachorro”

Dia 28 de setembro:
– Parque Dom Bosco (D. Bosco) – 10h e 13h30
– E. B. João Duarte (São João) – 20h30
Dia 30 de setembro
– CCI – Centro de Convivência do Idoso (São Judas) -10h
– Centro Educacional Cordeiros (Cordeiros) – 19h30 e 20h30
Dia 1 de outubro
– Lar Fabiano de Cristo (D. Bosco) -10h e 14h
Dia 6 e 7 de outubro
– Aldeia Palco Giratório do SESC – Teatro Municipal Itajaí (Fazenda) – 20h

ENTRADA GRATUITA em todas as apresentações.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras
Slain Franco – litoral3@grupooodp.com.br – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265

Nenhum comentário: